quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bullying

O bullying significa "valentão" na origem grega, esse comportamento se caracteriza em ser algo agressivo e negativo, esse comportamento pode ocorrer em vários ambientes, como escolas, universidades, no trabalho iu até mesmo entre vizinhos.
Essa prática é caracterizada em humilhação e intimidação das pessoas que não são capazes de se defender, isso forma um abuso psicológico, físico e social.
O local onde mais frequentemente encontramos bullying é em escola, onde os alunos colocam apelidos e chegam muitas vezes à agressão física.
As vítimas de bullying sofrem os efeitos como a depressão, ansiedade, estresse, dores não especificadas, perda de auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool, entre outros.


Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

2 comentários:

  1. Oi Meninas!
    Gostei muito do blog e do tema de vocês. A figura que acharam é perfeita!
    Parabéns por terem colocado a fonte de pesquisa, isso é essencial e mostra responsabilidade!
    Eu gostaria que vocês preparassem um questionário (para passar entre os alunos do colégio e colocar no blog) que detectasse situações de bullyng. O questionário deve identificar tanto quem pratica como quem é vítima (o questionário, evidentemente, é respondido anonimamente). Perguntas do tipo: você costuma implicar com as pessoas por causa de sua aparência física? Dar apilidos? Tem apilidos? Riem de você? Etc...
    Tragam o questionário na próxima aula e eu ensino a colocá-lo com pesquisa no blog.

    Dêem uma olhadinha nestes sites:
    http://www.rieoei.org/rie37a04.htm
    http://viveremalegria.blogspot.com/2007/09/bullyng-por-rubem-alves.html
    http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/480691

    ResponderExcluir
  2. Interessante: faça uma comparação entre bullyng e cyber bullyng.

    ResponderExcluir